Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI)
Skip to main content

APRESENTAÇÃO

O Manual de normas e procedimentos, elaborado e atualizado, pela Diretoria de GestãGestão de Pessoas éé documento norteador das orientaçõorientações legais e normativas internas que visam dar conhecimento aos servidores sobre obrigaçõobrigações, penalidades, direitos e vantagens no exercíexercício da funçãfunção blica no Instituto Federal do SertãSertão Pernambucano.

Este manual atualizou o entãentão Manual de Normas de Pessoal da instituiçãinstituição, inovando ao trazer outros elementos importantes, o previstos no antigo manual. Ao todo, para cada item abordado neste manual serãserão relacionados nove subtósubtópicos que registrarãregistrarão todo o conhecimento relativo ao tema tratado. Observa-se, contudo, que alguns temas o regulamentados internamente de forma especíespecífica, logo, nestas situaçõsituações o apresentadas apenas as regulamentaçõregulamentações previstas.

Em relaçãrelação aos subtósubtópicos dos temas abordados temos:

1. InformaçõInformações Gerais: Visa introduzir e explicar de forma geral o tema abordado;

2. Requisitos: Informa sempre que houver algum requisito para exercíexercício de dever ou direito.

3. Procedimentos: Detalha todo o caminho necessánecessário para obtençãobtenção de algum direito, ou orientaçãorientação quanto a uma obrigaçãobrigação ou aplicaçãaplicação de penalidade.

4. DocumentaçãDocumentação: Este item informa sobre a documentaçãdocumentação necessánecessária ao processo, listando todos os comprovantes que deverãdeverão ser apresentados pelo interessando antes do encaminhamento do processo ou requisiçãrequisição;

5. Checklist: Este item complementa o anterior informando as açõações que serãserão necessánecessárias para obtençãobtenção do direito e que deverãdeverão ser checadas pelo interessado antes do encaminhamento:

  1. Abrir Processo
  2. Requerimento geral
  3. Requerimento/formuláformulário especíespecífico
  4. SolicitaçãSolicitação via SIGEPE
  5. SolicitaçãSolicitação via expediente

6. Fluxo do processo: Neste item seguem de forma detalhada o passo a passo do processo ou requisiçãrequisição;

7. FundamentaçãFundamentação legal: Este item detalha todo o arcabouçarcabouço legal que fundamenta as orientaçõorientações trazidas no tema abordado;

8. PublicaçãPublicação: Este item informa qual o veíveículo que se darádará a publicaçãpublicação do ato (se necessánecessário): DiáDiário Oficial da UniãUnião ou Boletim de ServiçServiços;

9. Mapeamento de Riscos: Neste item o mapeados os principais fatores internos e/ou externos que podem afetar o alcance dos objetivos/resultados esperados no processo informado.

Conforme Manual de GestãGestão de Riscos do TCU, 2018:

As melhores prápráticas internacionais de gestãgestão recomendam a adoçãadoção de sistemas de gerenciamento de riscos associados aos processos de planejamento, de tomada de decisãdecisão e de execuçãexecução dos trabalhos relevantes, de modo a garantir que as finalidades blicas sejam alcançalcançadas de fato, com a melhor relaçãrelação custo-benefíbenefício.

O mapeamento proposto utilizou uma matriz 3x3 de probabilidade x impacto, que consta no referido Manual Manual  do TCU1, conforme imagem a seguir:

matriz3x3.pngmatriz3x3.png

A partir da anáanálise do grau de risco a que cada açãação estáestá submetida, éé possípossível avaliar as alternativas visando a mitigaçãmitigação dos riscos que possam impactar na execuçãexecução de cada açãação.

1 Brasil. Tribunal de Contas da UniãUnião. Manual de gestãgestão de riscos do TCU / Tribunal de Contas da UniãUnião. BrasíBrasília : TCU, Secretaria de Planejamento, GovernançGovernança e GestãGestão (Seplan), 2018. 46 p. : il.